O QUE É SER COMO CRIANÇA?
Quando criança, nos vemos tão simples em meio aos problemas, aliás, nem temos problemas, pois com o que vamos nos preocupar.
Quando criança, não ficamos tristes e ainda que fiquemos, essa tristeza não dura por muito tempo porque logo encontramos algo tão simples que nos faz rir.
Quando criança, não guardamos rancor, porque não sabemos o que é o não perdoar, e logo voltamos a brincar com quem aparentemente nos fez mal.
Quando criança, somos leves em relação a tudo que há no mundo, não ligamos pro passado, só queremos viver o presente, seja com um brinquedo novo, seja com um amigo novo, ou no primeiro dia de aula, ou um simples abraço de alguém que amamos.
Quando criança não vemos o tempo passar, porque cada minuto é aproveitado ao máximo, o tempo não é desperdiçado com besteiras que quando adultos damos tanto valor.
Quando criança não temos a felicidade na quantidade dos bens materiais, ficamos felizes na simplicidade de uma bolinha de gude, ou um ioio, ou só o fato de estarmos com um amigo.
Quando criança não temos dinheiro, mas nosso cabelo não cai, não temos renda própria mas conseguimos dar um sorriso verdadeiro, não conseguimos alcançar a ultima prateleira do armário pra pegar um biscoito, mas temos a humildade de PEDIR pra alguém pegar pra nós, sem se sentir inferior.
Jesus nos fala: “se não formos como crianças jamais entraremos no reino dos céus, portanto, qualquer que se tornar humilde como uma criança será o maior no reino dos céus” (MT 18:3-5).
Ser como criança não é ser irresponsável, ou agir com imaturidade, mas sim ter um sentimento diferenciado.
É, mesmo com problemas, agir com razão, não ficar desesperado, saber que pode confiar no Pai e que Ele tudo vai resolver se clamar-mos.
É não dar espaço pra tristeza entrar no coração, porque com a tristeza vem o desanimo e com o desanimo não temos força pra conquistar aquilo que o Pai preparou pra nós.
É, acima de tudo, saber perdoar, não guardar rancor, porque o rancor destrói a si mesmo, não traz nada de bom.
Ser como criança é não dar asas ao passado. O passado já passou, não vai trazer nenhum beneficio. O passado paralisa a alegria do presente. Temos que saber aproveitar cada momento que o Senhor nos da para viver e entender que o passado não vai nos ajudar a fazer isso.
Ser como criança é não medir a alegria de viver com o fato de ter ou não posse de algo. Em primeiro lugar seja feliz por aquilo que o senhor já te deu, em seguida, lute pra conquistar aquilo que você deseja porque Deus já liberou, só é preciso dar o primeiro passo. Nunca acredite naquele ditado popular de que “a grama do vizinho é mais verde que a sua”, seja feliz pelo que tem, porque essa felicidade vai te dar forças pra alcançar aquilo que você não tem ainda.
Ser como criança, é mesmo sem dinheiro continuar acreditando em Deus. O dinheiro é uma benção do senhor e poder usufruir dele é dom de Deus. Não ame mais ao dinheiro do que a si mesmo, pois essa é a raiz de todos os males, pessoas matam por dinheiro, se destroem por dinheiro. Nunca caia no erro de achar que o dinheiro vale mais do que a sua aliança com Deus, lembre-se: ISSO, nenhum dinheiro no mundo pode comprar.
Ser como criança é ter a humildade de reconhecer quando não está conseguindo algo e não exitar pedir a ajuda do próximo. Deus muitas vezes envia pessoas pra nos ajudar e o orgulho acaba tapando qualquer possibilidade. Ser como criança é matar completamente o orgulho e entender que é muito melhor que ande em dois, porque se um cair o outro o ajuda a levantar.
Busque ser como criança e você será a pessoa mais feliz do mundo.
A “criança” sempre tem os ouvidos abertos pra ouvir o Pai, já o “adulto” sempre tapa os ouvidos quando vem uma dificuldade. Não deixe as dificuldades da vida te fazer um “adulto surdo”.